Atualmente, o Marketing Digital se tornou essencial para o desenvolvimento e sucesso de qualquer empresa ou negócio. Entre as estratégias que têm se destacado e que mais vêm dando resultados está o tráfego pago, que basicamente consiste em investir em anúncios digitais para direcionar audiências específicas a um website ou perfil no Instagram.
A Ascensão do Tráfego Pago
Espera-se que os anúncios digitais sejam responsáveis por 55,5% do total de gastos este ano e cheguem a 59,4% até 2024.
Dados recentes indicam um crescimento contínuo nos investimentos em tráfego pago nos últimos anos. Dado o gráfico acima, podemos ver uma mudança significativa entre os anos, além da breve comparação com outras formas de propaganda. De acordo com o relatório da Dentsu “Ad Spend January” é esperado que os gastos totais com anúncios tenham um crescimento de 9,2% ano a ano, e chegará a atingir 745 bilhões de dólares até o final desse ano. Essa tendência reflete diretamente a importância que as empresas estão dando ao marketing digital como meio eficaz de atingir seu público alvo.
Em entrevista ao Lab Notícias, o fundador e diretor da Webcer Marketing Digital Thiago Moreira da Rocha, conta como vê o papel do tráfego pago na estratégia de marketing digital das empresas hoje:
O Tráfego Pago tem papel essencial dentro das empresas, independentemente do tamanho e seguimento do negócio, potencializando o alcance de forma prática do público alvo da empresa e acelerando o seu crescimento
O investimento em mídias pagas se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas que desejam resultados imediatos. Ele oferece um direcionamento preciso, permitindo que os anúncios alcancem as pessoas certas no momento certo. Contudo, é importante combinar essa estratégia com ações orgânicas (mídia Off), garantindo uma abordagem completa para a presença online.
Estratégias Eficientes
Uma das razões pelas quais o tráfego pago é tão eficaz, é sua capacidade de segmentar e direcionar o investimento feito para a persona (representação fictícia do seu cliente ideal) do seu empreendimento. Com as ferramentas disponíveis, os profissionais de marketing podem definir alguns critérios específicos como: localização geográfica, idade, comportamentos de compras e interesses, e como consequência, o resultado é um maior retorno, tanto financeiro quanto em números de seguidores nas mídias sociais, uma vez que os anúncios serão exibidos para aqueles que tem maior probabilidade de se interessar pelo produto ou serviço oferecido.
Porém, toda estratégia de marketing, deve ser feita com o devido planejamento para que os resultados apareçam, pensando nisso o Lab Noticias perguntou ao Head de Digital Marketing na FAMA Media, Alex Santos quais são os principais erros que as empresas cometem ao utilizar o tráfego pago:
São vários, primeiro que hoje tem os pros e contras do tráfego pago ter se tornado popular hoje em dia, as pessoas elas querem potencializar a mensagem sem antes testar, conhecer público alvo ou ter uma estratégia clara, elas criam uma imagem e patrocinam achando que aquilo vai dar certo sem conhecer o que as pessoas realmente querem ver e ouvir, elas confundem “o que eu gosto” com “o que as pessoas gostam”. Se você não conhece seu cliente sua mensagem não vai chegar em lugar nenhum, apenas vai ser um orçamento mau utilizado”
O Futuro do Tráfego Pago
O mundo do marketing digital está sempre se transformando, e o tráfego pago não fica de fora. Especialistas estão apostando em anúncios mais interativos e personalizados, usando tecnologias incríveis como realidade aumentada e inteligência artificial para conquistar ainda mais a atenção das pessoas.
Conforme o marketing digital continua moldando a maneira como as empresas se conectam com as pessoas, o tráfego pago se mantém como uma ferramenta de vital importância, como podemos ver por meio de dados e depoimentos de especialistas, que a busca por inovação é fundamental para aproveitar o potencial da empresa ao máximo.
Fonte: Lab Notícias