Se você for como eu, provavelmente gostaria de ter mais tempo e recursos para realizar seu trabalho, refletir sobre ideias inovadoras, atualizar-se sobre tendências do setor de marketing digital e proporcionar ao seu público experiências de marca inesquecíveis.
Entendi. É por isso que eu montei esta visão geral das principais tendências de marketing para 2025. Compartilharei alguns dos meus destaques favoritos da pesquisa recente da HubSpot com mais de 1.700 profissionais de marketing B2B e B2C, explorando as principais tendências, ferramentas e desafios nos quais os profissionais de marketing de hoje estão mais focados.
Além disso, continue lendo para ouvir os líderes da OpenAI, Asana, Adobe, Bitly e muito mais.
Principais tendências de marketing digital em 2025
1. A IA está ajudando os profissionais de marketing a acompanhar as crescentes necessidades de conteúdo.
Em 2024, o uso de IA entre profissionais de marketing aumentou a uma taxa impressionante. E embora existam inúmeras ferramentas de IA disponíveis para ajudar com uma ampla variedade de necessidades de marketing, os profissionais de marketing de hoje relataram que têm se concentrado particularmente no uso de ferramentas de IA para criar conteúdo para acompanhar suas crescentes necessidades de conteúdo.
Curiosamente, diferentes profissionais de marketing usam IA para criar conteúdo de diferentes maneiras. Enquanto alguns relatam usar IA para desenvolver rascunhos inteiros do zero, um dos casos de uso de IA mais comuns foi redirecionar conteúdo de um formato para outro.
Por exemplo, descobri que os profissionais de marketing podem usar ferramentas de IA para transformar uma postagem de blog em um roteiro de vídeo, ou um videoclipe em uma postagem de mídia social. A IA permitiu que muitas equipes de marketing aumentassem sua produção de conteúdo sem precisar contratar mais pessoas.
Indo um pouco mais a fundo, aqui estão os principais casos de uso de IA identificados pelos entrevistados da nossa pesquisa:
- Criação de conteúdo (usando IA generativa para escrever textos, criar imagens, obter ideias, etc.) (43%)
- Pesquisa (usando IA generativa para pesquisa de mercado, para encontrar conjuntos de dados, resumir artigos, etc.) (34%)
- Brainstorming (usando IA generativa para fazer brainstorming de ideias de conteúdo) (27%)
- Aprender a fazer as coisas (usando IA generativa para aprender uma função do Excel, depurar código SQL, etc.) (40%)
- Análise/relatórios de dados (usando IA generativa para analisar ou manipular dados de marketing) (35%)
- Tome notas ou resuma reuniões (27%)
Quando se trata dos tipos de conteúdo que os profissionais de marketing têm usado para produzir IA generativa, descobri que postagens em mídias sociais, e-mails, postagens em blogs, ideias de tópicos , imagens e descrições de produtos são os mais comuns.
Além disso, muitos profissionais de marketing usam ferramentas como o Software de Marketing de Conteúdo da HubSpot para transformar postagens de blog existentes em postagens sociais, conteúdo de boletim informativo, arquivos de áudio e outros formatos de conteúdo em apenas alguns minutos.
Também é importante esclarecer que, embora muitos dos nossos entrevistados estivessem focados no uso de IA para gerar conteúdo, a IA está pronta para crescer além da geração de conteúdo para uma variedade de domínios relacionados.
Como observa o chefe de marketing estratégico da OpenAI , Dane Vahey , “os profissionais de marketing têm arranhado a superfície da IA, mas, até agora, tem sido principalmente para geração de conteúdo. Em 2025, esperamos ver os profissionais de marketing darem o salto para usar a IA para ideação criativa, tomada de decisão baseada em dados, automação de fluxo de trabalho e brainstorming estratégico.”
2. Muitos profissionais de marketing têm dificuldade para integrar IA em seus fluxos de trabalho.
Apesar da crescente popularidade das ferramentas de geração de conteúdo de IA, nossa pesquisa descobriu que muitos profissionais de marketing ainda estão lutando para aprender a usar essas ferramentas de forma eficaz e integrá-las aos seus fluxos de trabalho.
Como Briana Rogers, vice-presidente de marketing da Miro , compartilhou: “Os profissionais de marketing terão que aprender a integrar a IA em seu trabalho”.
Ela continuou: “O espaço está se movendo muito rápido e precisamos experimentar tudo… desde os casos de uso mais bem estabelecidos — como alavancar o aprendizado de máquina para melhorar a compra de anúncios ou criar modelos preditivos de valor para o cliente — até espaços mais novos, como identificar padrões em pesquisas e dados do usuário, auxiliar no desenvolvimento criativo e criar campanhas completas para o cliente que são alimentadas por IA”.
Nossa pesquisa descobriu que, embora os profissionais de marketing estejam investindo cada vez mais em IA, muitos ainda não estão confiantes sobre sua capacidade de usar essas ferramentas.
Especificamente, apenas 47% concordaram totalmente ou parcialmente que tinham uma compreensão clara de como usar IA em sua estratégia de marketing , e 48% concordaram totalmente ou parcialmente que tinham uma compreensão clara de como medir o impacto da IA em sua estratégia de marketing.
Além disso, mesmo entre profissionais de marketing que entendem os conceitos básicos da implementação de IA, integrar essas ferramentas de forma ética também pode representar um grande desafio.
Como alerta a Dra. Rebecca Hinds , chefe do Work Innovation Lab da Asana, “a Geração Z está soando o alarme: eles estão mais preocupados do que qualquer outro grupo demográfico sobre se suas organizações podem confiar que os fornecedores de IA generativa manterão práticas de IA responsáveis”.
Ela continua: “Os fornecedores devem liderar com transparência, princípios claros de IA e um compromisso com a inovação ética para ganhar o apoio da Geração Z em 2025” — e fazer isso pode ser muito difícil para muitos profissionais de marketing.
3. A IA está causando um grande impacto — mas não deve substituir os humanos.
Embora muitos profissionais de marketing de conteúdo (inclusive eu) tenham expressado preocupações sobre o potencial das ferramentas de IA para substituir criadores de conteúdo humanos, nossos dados recentes sugerem que é improvável que isso aconteça.
Dados de pesquisas anteriores da HubSpot mostram que a grande maioria dos profissionais de marketing ainda edita conteúdo gerado por IA, sugerindo que as ferramentas de IA estão agindo mais como assistentes do que como desenvolvedores de conteúdo humanos completos.
Além disso, nem os clientes nem os mecanismos de busca provavelmente recompensarão uma dependência excessiva de conteúdo gerado por IA.
Por exemplo, uma publicação recente do gerente sênior de marketing da HubSpot, Curtis del Principe, destacou a punição imposta a uma agência após ela ter usado IA para farmar milhares de postagens no que foi chamado de “assalto de SEO”.
Outras pesquisas destacaram o risco de plágio ao usar conteúdo gerado por IA, e o Gemini do Google (antigo Bard) permite que você verifique novamente sua saída, fornecendo links para fontes que confirmam as informações fornecidas.
Em outras palavras, a IA está definitivamente causando um grande impacto no mundo da geração de conteúdo — mas não acredito que ela substitua totalmente os profissionais de marketing humanos.
4. A mídia social é o canal de marketing com maior ROI.
Em 2025, os principais cargos que os profissionais de marketing relatam que suas organizações estão contratando são relacionados a conteúdo, com ênfase específica em conteúdo social.
Notavelmente, essa tendência abrange todas as hierarquias organizacionais, com um foco maior nas mídias sociais para todos, desde os colaboradores individuais responsáveis pela criação de postagens até os gerentes e diretores responsáveis pela estratégia de conteúdo.
Quando pedimos aos profissionais de marketing que selecionassem as três principais funções de marketing que eles esperavam que fossem a principal prioridade de recrutamento em 2025, eles listaram os seguintes cargos:
- Criador de conteúdo (15%)
- Coordenador de Mídias Sociais (13%)
- Estrategista de mídia social (13%)
- Assistente Criativo (13%)
- Diretor Criativo (12%)
Claramente, a mídia social continua sendo uma grande prioridade para os profissionais de marketing de hoje. Mas o que está impulsionando esse foco contínuo no social?
Nossa Pesquisa de Tendências do Consumidor de 2024 descobriu que a mídia social é, na verdade, o canal de descoberta de produtos preferido pela Geração Z e Millennials, com a Geração X e os Boomers também se aquecendo rapidamente para ela. Na verdade, 64% dos entrevistados da Geração Z, 59% dos Millennials e 47% da Geração X relataram ter descoberto um produto na mídia social nos últimos três meses.
A pesquisa também descobriu que 17% dos usuários de mídias sociais relataram ter comprado um produto no aplicativo nos últimos três meses, um em cada quatro comprou algo com base na recomendação de um influenciador e 19% enviaram uma DM (Mensagem Direta) para atendimento ao cliente.
Em plataformas como Instagram, TikTok e Facebook, os profissionais de marketing podem configurar lojas virtuais para que os usuários comprem sem nunca sair do aplicativo. Da descoberta da marca às recomendações de influenciadores, compras no aplicativo e atendimento ao cliente via DMs, a mídia social pode se tornar um balcão único para toda a jornada do cliente.
Como tal, não é nenhuma surpresa que os profissionais de marketing estejam rapidamente adotando a venda social. Nossa pesquisa mais recente sobre vendas sociais descobriu que 87% dos profissionais de marketing dizem que essa abordagem é eficaz, e 59% relatam impulsionar mais vendas sociais do que nos últimos anos.
5. O Facebook ainda prova ser uma plataforma poderosa para profissionais de marketing.
Então, a mídia social é claramente o lugar para estar. Mas quais plataformas estão realmente entregando mais valor para os profissionais de marketing?
Apesar do que você pode ter ouvido sobre o Facebook estar “morto”, ele ainda é a plataforma mais popular entre os profissionais de marketing, com 58% dos entrevistados relatando que utilizam a plataforma como parte de sua estratégia de marketing.
Os profissionais de marketing também relatam que o Facebook teve o maior ROI de todas as plataformas de mídia social no ano passado, com 40% dos entrevistados indicando que a plataforma está entre os três principais impulsionadores do ROI.
Como resultado, não fiquei surpreso ao ver que mais de dois em cada três profissionais de marketing planejam manter o mesmo nível de investimento ou aumentar seus investimentos em seus esforços de marketing no Facebook em 2025.
6. O confronto Threads vs X continua.
Embora o Facebook continue líder no campo do marketing de mídia social, o confronto entre sua plataforma Threads e o X (antigo Twitter) continua em andamento.
Nossos dados de pesquisa mais recentes mostram que 68% dos profissionais de marketing planejam continuar ou expandir seus investimentos em X em 2025 , enquanto 59% planejam continuar ou expandir seus investimentos em Threads. Além disso, 8% dos profissionais de marketing planejam experimentar o Threads pela primeira vez em 2025, e apenas 18% dos profissionais de marketing listam o X como uma das três principais plataformas de mídia social que impulsionam o ROI.
7. A narrativa visual está em ascensão.
Embora uma estratégia de conteúdo eficaz normalmente aproveite uma variedade de plataformas, os dados de nossa pesquisa mais recente sugerem que formatos visuais como vídeos curtos, imagens e vídeos transmitidos ao vivo são particularmente populares.
Essas formas de narrativa visual estavam entre os formatos de conteúdo mais comumente usados em 2024 e, em 2025, os profissionais de marketing planejam aumentar seus investimentos em todos os três em taxas mais altas do que em todos os outros formatos.
Isso não me surpreende. Afinal, em 2024, todos esses três formatos focados em visual foram relatados como entre os formatos de ROI mais altos, e as plataformas de mídia social que focam em conteúdo visual (como YouTube, Instagram e TikTok) também estão vendo um aumento no investimento em 2025 a taxas mais altas do que outros canais.
De fato, nossa equipe do blog vem prevendo um renascimento dos vídeos curtos desde o surgimento do TikTok durante a pandemia e, hoje, quase não há competição.
O vídeo curto é agora o formato número um em marketing de conteúdo, com a maioria dos profissionais de marketing afirmando que ele oferece maior ROI do que qualquer outro formato.
Especificamente, quando questionados sobre os formatos que mais usam, os profissionais de marketing listaram o seguinte (coloquei em negrito os formatos visuais para ilustrar o quão predominantes eles se tornaram):
- Vídeo de curta duração (29%)
- Imagens (29%)
- Entrevistas (22%)
- Postagens de blog (19%)
- Transmissão de vídeo ao vivo (19%)
Da mesma forma, quando questionados sobre quais formatos oferecem o maior ROI, eles destacaram:
- Vídeo de curta duração (21%)
- Imagens (19%)
- Transmissão de vídeo ao vivo (16%)
- Entrevistas (15%)
- Postagens de blog (15%)
É importante ressaltar que não se trata apenas de onde os dólares de marketing do ano passado foram gastos — é também uma tendência que se reflete nos planos dos profissionais de marketing para o futuro. Quando perguntados sobre onde planejam aumentar o investimento em 2025, os entrevistados mencionaram:
- Vídeo de curta duração (17%)
- Imagens (15%)
- CGU (14%)
- Transmissão ao vivo (14%)
- Podcasts ou outro conteúdo de áudio (13%)
E da mesma forma, na frente das mídias sociais, os entrevistados relataram que os seguintes formatos sociais receberiam maior investimento em 2025:
- YouTube (30%)
- Instagram (29%)
- TikTok (28%)
- LinkedIn (26%)
- Facebook (26%)
Priya Gill , vice-presidente e chefe global de marketing da SurveyMonkey, obteve sucesso substancial com marketing visual.
Ela explica: “Vídeos de formato curto, imagens e conteúdo gerado pelo usuário são impactantes porque se alinham com a forma como o público de hoje consome e interage com o conteúdo — de forma rápida, visual e autêntica. Esses formatos chamam a atenção em segundos e permitem que as empresas contem histórias atraentes que ressoam.”
Isso se aplica até mesmo a nós na HubSpot — nossa própria equipe de blog está testando vídeos de formato curto para promover conteúdo . Isso porque os profissionais de marketing estão vendo que as plataformas de mídia social centradas em vídeo são as mais eficazes e oferecem o melhor ROI.
8. Influenciadores de nicho estão surgindo como um canal importante.
Embora o marketing de influência tenha sido um importante canal de marketing por algum tempo, nossa última pesquisa destaca o papel crescente dos influenciadores de nicho em particular.
Em 2024, os profissionais de marketing relataram alavancar e se beneficiar de influenciadores de pequena escala — ou seja, influenciadores com menos de 100.000 seguidores — mais do que de influenciadores de grande escala.
Nossos entrevistados observaram que, apesar do número relativamente pequeno de seguidores, esses influenciadores de nicho ofereciam acesso a públicos com forte fidelidade e confiança à marca, o que os tornava especialmente valiosos.
Parimal Deshpande , Diretor Sênior de Marketing de Produtos da Adobe Express, concorda que fazer parceria com um criador de conteúdo que ressoe com seu público-alvo pode ser incrivelmente valioso, argumentando: “A chave para o marketing de sucesso está na construção de autenticidade e confiança”.
Ele continua: “O conteúdo baseado na personalidade, entregue por criadores e canais que ressoam com o público, é essencial para atingir isso.”
Por isso, faz sentido que quase um em cada quatro entrevistados tenha listado o marketing de influência como uma das principais tendências para 2024, com 68% relatando que fizeram parceria com um influenciador de nicho no ano passado.
Em contraste, apenas um em cada quatro entrevistados relatou trabalhar com um influenciador que tinha entre 100.000 e um milhão de seguidores, e apenas 7% trabalharam com influenciadores com públicos de mais de um milhão.
Para saber mais sobre como os profissionais de marketing do mundo real estão trabalhando com influenciadores, pedimos à CMO da Bitly, Tara Robertson, para esclarecer a experiência recente de sua organização com marketing de influenciadores.
Ela compartilhou: “No segundo semestre de 2024, lançamos um programa piloto de influenciadores no Instagram para entender melhor como personalidades e comunidades estabelecidas poderiam impulsionar ainda mais o conteúdo, a conversa e a conscientização além do próprio canal da Bitly.”
E o que aconteceu?
Robertson relata: “Os resultados foram fortes. Em comparação com nosso desempenho médio no Instagram, vimos 5X mais impressões e visualizações de vídeo, 6X mais engajamento e 82% de crescimento em seguidores . Como resultado, a parceria com influenciadores está se tornando uma parte maior de nossa estratégia geral de marketing como uma forma de ampliar nosso alcance, conectar-se de forma mais eficaz com nossos públicos-alvo e mostrar resultados mensuráveis, mantendo a confiança e a autenticidade.”
Indo mais a fundo, quando perguntamos aos entrevistados sobre os benefícios de trabalhar com esses influenciadores e criadores de menor escala, o principal motivo citado foi que esses influenciadores de nicho eram mais confiáveis por seus seguidores ou assinantes.
Além disso, os entrevistados também observaram que influenciadores menores lhes dão acesso a comunidades mais específicas e unidas, além de geralmente serem muito mais baratos do que influenciadores com públicos maiores.
Em outras palavras, a contagem de seguidores não é tudo. Nosso recente Social Media Trends Report descobriu que a maioria dos profissionais de marketing diz que a “qualidade do conteúdo” é o fator mais importante ao determinar com quais influenciadores fazer parceria, em vez de apenas quantos seguidores ou assinantes um influenciador tem.
De fato, como Aaron Cort , chefe de marketing, crescimento e GTM da Craft Ventures, ressalta: “As pessoas têm um padrão muito alto para suas ações hoje em dia, tanto para empresas quanto para consumidores”.
Neste ambiente, “os influenciadores ajudam a preencher essa lacuna por trás de um esforço dedicado para estabelecer afinidade positiva com a marca e o boca a boca primeiro”.
9. As mudanças na privacidade de dados continuam sendo um desafio.
Das mudanças no iOS ao GDPR e aos planos do Google de eliminar cookies de terceiros, vi em primeira mão que o aumento das regulamentações de privacidade de dados representou um obstáculo substancial para o crescimento do setor de marketing nos últimos anos.
Como profissional de marketing, sei que essas mudanças podem ser frustrantes, mas com 84% dos entrevistados em nossa recente pesquisa sobre tendências de consumo relatando que acreditam que a privacidade de dados é um direito humano, a opinião pública está definitivamente mudando para ter mais proteções em torno de dados pessoais.
Dessa forma, é compreensível que quase nove em cada dez profissionais de marketing (88%) tenham relatado que mudanças na privacidade de dados, como o GDPR, o iOS e a eliminação gradual de cookies de terceiros pelo Google, impactaram sua estratégia geral de marketing no ano passado.
A boa notícia é que há muitas ferramentas e estratégias que as organizações de hoje estão adotando para equilibrar o marketing eficaz com a proteção adequada dos dados das pessoas.
10. A personalização é essencial.
De acordo com os resultados da nossa última pesquisa, 86% dos profissionais de marketing relatam que seus clientes têm uma experiência um tanto ou muito personalizada com sua marca. Ainda mais impressionante, 94% relatam que oferecer uma experiência personalizada ao cliente impacta as vendas de sua empresa.
Em outras palavras, os dados mostram que oferecer uma experiência altamente personalizada é mais essencial do que nunca.
Ao mesmo tempo, estudos mostram que a maioria dos profissionais de marketing não tem informações cruciais sobre seu público-alvo, com apenas 65% afirmando ter dados de alta qualidade sobre seu público-alvo.
De fato, quando perguntamos aos profissionais de marketing o que eles sabiam sobre seu público-alvo, menos da metade relatou saber onde eles consomem conteúdo, suas informações demográficas básicas ou seus interesses e hobbies, muito menos os tipos de produtos nos quais estão interessados ou insights sobre seus hábitos de compra.
Para lidar com esses desafios, descobri que a ferramenta Marketing Analytics da HubSpot pode ser incrivelmente valiosa. Essa ferramenta fornece insights úteis sobre o comportamento do cliente, preferências e padrões de engajamento, ajudando os profissionais de marketing a criar campanhas mais personalizadas e eficazes.
11. Os profissionais de marketing ainda enfrentam dificuldades com dados desconectados e silos.
Para personalizar seus esforços de marketing de forma eficaz, você precisa de uma única fonte de verdade. Infelizmente, nossos dados sugerem que isso continua sendo um desafio, com muitos profissionais de marketing relatando que lutam com fontes de dados desconectadas, silos da empresa e falta de uma fonte centralizada e acessível de informações sobre seus clientes.
Na verdade, apenas um em cada cinco profissionais de marketing relatou que seus dados de marketing estão totalmente integrados às ferramentas que usam , e 30% compartilharam que as interações entre as várias ferramentas que usam em sua função de marketing eram um pouco ou muito desconexas.
Da mesma forma, 28% dos entrevistados sentiram que era um pouco ou muito difícil obter os dados de que precisavam de outras equipes em sua empresa, enquanto 34% sentiram que era um pouco ou muito difícil compartilhar seus próprios dados com outras equipes em sua empresa. Esses problemas criam uma “ crise de desconexão ” que pode impedir que as equipes de marketing tenham uma visão holística de seus dados, bem como reduzir a qualidade desses dados.
Anna James , líder de análise de inovação de trabalho no Work Innovation Lab da Asana, fala eloquentemente sobre os riscos desta crise, compartilhando: “Os profissionais de marketing estão enfrentando níveis extremamente altos de esgotamento digital como resultado do uso de ferramentas e sistemas fragmentados”.
Por isso, ela argumenta que “em 2025, o sucesso não virá da adição de mais tecnologia — virá do refinamento e da simplificação da tecnologia, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem na criatividade e em um impacto de maior valor”.
E James não está sozinho nessa perspectiva. Os profissionais de marketing de hoje reconhecem o poder de ter uma única fonte de verdade para lidar com esses desafios de dados desconectados e equipes isoladas: descobrimos que 82% dos entrevistados acreditam que ter uma única fonte de verdade para seus dados de marketing é ligeiramente, um pouco ou muito benéfico para sua organização.
Uma única fonte de verdade aborda diretamente os principais desafios que surgem quando as equipes estão desalinhadas: falta de comunicação eficaz, equipes de vendas e marketing usando ferramentas diferentes e dificuldade de compartilhar dados entre as equipes. É provavelmente por isso que 69% dos profissionais de marketing relatam que seu CRM é um pouco ou muito importante para o sucesso de sua estratégia geral de marketing.
Uma das minhas maneiras favoritas de obter acesso a uma única fonte de verdade é implementar um CRM como o HubSpot . O CRM do HubSpot integra dados com ferramentas, eliminando silos e impulsionando o alinhamento entre as equipes.
12. Ser orientado por dados não é mais algo bom de se ter.
Embora a importância dos dados esteja longe de ser nova, as respostas da pesquisa deste ano destacam o quão crítico se tornou garantir que sua organização de marketing seja realmente orientada por dados.
Aproveitar dados de forma eficaz ajuda os profissionais de marketing a entender o desempenho de suas diversas estratégias, ajudando-os a demonstrar o ROI de seus esforços e informando suas tomadas de decisão sobre estratégias futuras.
Ao mesmo tempo, descobrimos que usar dados para entender e atingir clientes se tornou menos relevante na mente dos profissionais de marketing de hoje, pelo menos em parte porque o cenário de dados se tornou cada vez mais desafiador devido aos crescentes requisitos de privacidade e segurança.
Além disso, quando pedimos aos entrevistados que identificassem os maiores desafios que encontraram em relação à compreensão e coleta de dados de seu público-alvo, 21% apontaram que os consumidores confiam menos em seus dados pessoais, 19% apontaram a baixa qualidade dos dados e 18% notaram o aumento das regulamentações de privacidade de dados que reduzem o acesso aos dados pessoais.
No entanto, nossa pesquisa demonstra que, apesar desses desafios, ser orientado por dados não é mais algo bom de se ter. No cenário atual, alinhar as iniciativas de marketing de uma marca com os valores de seus clientes depende de manter o acesso a dados precisos e atualizados sobre esses clientes.
É provavelmente por isso que, quando questionados sobre as maiores mudanças no setor de marketing no último ano, 29% enfatizaram a importância de usar dados para informar sua estratégia de marketing e 26% notaram a importância de usar dados para demonstrar o ROI e o valor comercial de seus esforços de marketing.
De fato, as maiores vantagens de desenvolver uma estratégia de marketing orientada por dados apontadas por nossos entrevistados foram entender quais estratégias de marketing eram mais eficazes (listadas por 31% dos entrevistados), aumentar o ROI de seus esforços de marketing (30%) e atingir seu público-alvo de forma mais eficaz (27%).
Como explica Priya Gill , da SurveyMonkey: “Tivemos sucesso usando dados (pesquisas e enquetes) para entender o que mais importa para o nosso público, mantendo o conteúdo curto e rápido, mostrando autenticidade e testando e iterando nossas ideias”.
Aproveitar dados de forma eficaz pode ser bastante desafiador, mas, para ter sucesso no ambiente de negócios atual, os profissionais de marketing não podem se dar ao luxo de não serem orientados por dados.
O que vem a seguir nas tendências do setor de marketing
Quando se trata das tendências que definem o setor de marketing atual, a lista acima é apenas a ponta do iceberg. Conforme eu montava essa lista, eu ficava impressionado repetidamente com o quão complexo e desafiador o cenário de marketing moderno se tornou.
É por isso que a visibilidade das principais tendências de marketing de hoje é tão crítica. Embora este artigo inclua muitas das minhas principais tendências, para uma lista detalhada das principais táticas, oportunidades, desafios, canais e conteúdo que os profissionais de marketing alavancarão em 2025, eu definitivamente recomendo verificar nosso Relatório do Estado do Marketing de 2025.
Afinal, quando se trata de marketing, aprendi que se manter atualizado é essencial. Então não tenha medo de mergulhar nos dados!”
Fonte: Blog Hubspot