O que são visões gerais de IA?
As visões gerais de IA do Google são um novo recurso de pesquisa que fornece aos usuários respostas geradas por IA para determinadas consultas. E eles aparecem acima de todos os outros resultados de pesquisa.
Por exemplo, se você pesquisar “como perder peso”, o Google gerará automaticamente uma resposta para você.
As respostas são geradas pela coleta de informações de diferentes fontes na Web. E também contém links para essas fontes para que você obtenha mais informações.
O objetivo do Google com as visões gerais de IA é melhorar a experiência de pesquisa, fornecendo aos usuários respostas rápidas para suas consultas. Assim, você não precisa pesquisar em vários sites.
Os resumos de IA do Google já faziam parte de um experimento do programa Search Labs há algum tempo. Inicialmente, ele se chamava “Search Generative Experience (SGE)”, mas agora é conhecido como “AI Overviews and more”.
Depois de receber feedback positivo dos usuários, ele saiu da versão beta e ficou disponível para todos nos EUA. em 14 de maio de 2024. E o plano é expandir o acesso para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo até o final de 2024.
Dica Pro
Você pode verificar a frequência com que seu conteúdo aparece nas visões gerais de IA na ferramenta Monitoramento de posição da Semrush. Depois que você adicionar seu site e configurar o rastreamento para as palavras-chave escolhidas, a ferramenta começará a monitorar a visibilidade do seu site nas visões gerais de IA.
Por que as visões gerais com tecnologia de IA do Google são importantes?
As visões gerais de IA estão definidas para transformar a forma como o Google fornece informações aos usuários. E pode mudar a pesquisa de forma semelhante ao que aconteceu com os snippets em destaque.
Por um lado, há uma boa chance de que as visões gerais de IA possam levar a mais pesquisas sem clique. Isso significa que os usuários encontrarão as informações de que precisam diretamente na visão geral baseada em IA, sem precisar visitar nenhum site.
Isso pode afetar o tráfego orgânico (não pago) dos sites classificados abaixo do snippet gerado pela IA.
Mas as visões gerais de IA também apresentam novas oportunidades.
Se o conteúdo de um site for destacado ou citado em um resumo de IA do Google, você poderá aumentar sua visibilidade e sua taxa de cliques (CTR). Os testes iniciais do Google parecem confirmar isso.
Observe como as fontes estão em destaque no resumo gerado pela IA.
Além disso, as visões gerais de IA podem gerar mais tráfego qualificado para os sites.
Como?
Os usuários que clicam nos sites listados como fontes em uma visão geral de IA provavelmente estarão mais interessados e envolvidos com o conteúdo. Porque o resumo já forneceu a eles uma compreensão de alto nível do tópico.
Como funcionam as visões gerais de IA
As visões gerais de IA aparecem nos resultados de pesquisa quando os sistemas do Google determinam que as respostas de IA generativa podem fornecer aos usuários informações particularmente úteis.
Mas eles não aparecerão em todas as consultas.
O Google pretende exibir visões gerais de IA de forma seletiva. Como para consultas mais complexas que tradicionalmente exigiriam várias pesquisas.
De acordo com um estudo sobre pesquisas sem clique, 17,9% dos usuários fazem outra pesquisa depois de concluir a pesquisa inicial.
Isso pode ocorrer porque eles não conseguiram encontrar a resposta que estavam procurando. Ou encontraram uma resposta parcial e precisaram refinar ainda mais a consulta.
As visões gerais de IA são uma possível solução para responder a esses tipos de consultas complexas.
O conteúdo é gerado com o uso de tecnologia avançada de IA generativa, com base no modelo de linguagem Gemini do Google. E se baseia em sua compreensão da consulta e nas informações relevantes coletadas na Web.
Como as visões gerais de IA dependem de IA generativa, existe a possibilidade de, às vezes, serem geradas informações imprecisas ou tendenciosas. No momento da publicação, o Google disse que estava trabalhando para resolver isso.
O Google disse que em breve começará a testar a inclusão de anúncios em visões gerais de IA. Esses anúncios serão claramente identificados como “Patrocinados” na seção Visão geral da IA, de acordo com a empresa.
Fonte: SemrushBlog